Original Kids | SOBRE
18859
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-18859,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive

MANIFESTO

 

Em uma sociedade que priorizou os lucros, a competitividade e os resultados, o processo como fazemos as coisas ficou em segundo plano. Foram desenvolvidos métodos desumanos de produção, de trabalho e de estudo, que valorizam mais a razão do que a emoção, a tecnologia do que as mãos,  as ciências do que as artes, os fins do que os meios. Hoje, em pleno século 21, nos deparamos com escolas, faculdades e empresas repletas de alunos e funcionários que contam as horas para se verem livres daqueles espaços onde passam a maior parte do seu dia. A medida que crescemos, parece que sobra cada vez menos tempo para nos dedicarmos ao que realmente desperta a nossa curiosidade.

 

A gente acredita que todos nascemos seres livres e criativos, com muitos talentos para serem compartilhados com o mundo. Só precisamos de oportunidades para preservar, desenvolver e expressar esses potenciais que revelam a criança e o artista que existe dentro de cada um de nós.

 

A nossa missão é construir espaços para as pessoas viverem criativamente: experimentarem possibilidades sem medo de errar, criarem brincando, aprenderem fazendo e redescobrirem formas essenciais de ver e sentir o mundo.

 

 

ORIGEM

 

 

A Original Kids é um projeto que surgiu em 2011, idealizado por Carolina Corseuil, quando se questionou sobre a falta de oportunidades e espaços que o sistema educacional oferece para as pessoas explorarem os seus potenciais criativos.

 

Muitos artistas admiram a criatividade e a originalidade das crianças. Por que tantos adultos acreditam ter perdido estas habilidades? Por que as artes não tem o mesmo espaço que as ciências no currículo escolar? Por que não se fala de arquitetura, cinema, moda, design, fotografia e outras áreas criativas na escola?

 

Entre estes e outros porquês, surgiu a ideia de conectar artistas, designers e arquitetos para desenvolverem atividades artísticas em escolas públicas e comunidades, promovendo oportunidades para jovens e crianças experimentarem possibilidades, desenvolverem a sua criatividade e aprenderem sobre novos universos – e para os adultos se reconectarem com a essência espontânea das crianças, reaprendendo a criar se divertindo, sem se preocupar tanto com os resultados.

 

Para dar sustentabilidade ao projeto, Carolina começou a desenvolver estampas inspiradas nas artes que surgiam durante as oficinas para aplicar em produtos de moda e design, revertendo os lucros para a continuação das atividades. Aos poucos começaram a surgir coleções inspiradoras e criativas em parceria com os designers, artistas e marcas que colaboram com a Original Kids. Ao longo desses anos o projeto vem evoluindo, conectando pessoas e formando uma comunidade unida pelo propósito de transformar a educação através da arte.

 

 

COMO FAZEMOS? 

 

Ao longo do caminho, entendemos a dificuldade de manter e expandir projetos educacionais gratuitos de qualidade. Buscamos soluções inovadoras criando diálogos entre empresas, organizações, escolas e com as mentes criativas do século 21 para  potencializar e tornar independentes os nossos projetos sociais.

 

 

 

info_1

 

 

MAS… POR QUE A ARTE?

 

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”  Rubem Alves

 

 

Em um mundo que se transforma cada vez mais rápido e onde inovar é uma necessidade, a criatividade, a inteligência emocional e a capacidade de se reinventar são consideradas as habilidades mais importantes para os dias de hoje.

 

Assim como as ciências ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, as artes – aquelas, que na maioria das vezes não tem muita importância na escola – ajudam a desenvolver as capacidades criativas e emocionais. As artes nos ensinam a ver a beleza do mundo, nos trazem para o momento presente e nos ajudam a entender e expressar melhor a nossa perspectiva, assim como compreender a visão dos outros.

 

Pesquisas realizadas no mundo inteiro comprovam que as artes nos ajudam a desenvolver a curiosidade, o otimismo, o autoconhecimento, a empatia, a atitude inovadora e a confiança criativa – e estes são indicadores muito mais relevantes para o sucesso pessoal e profissional do que tirar boas notas em testes que medem o QI.  A arte nos permite enxergar que podemos criar e a recriar a nossa própria realidade expressando quem realmente somos – e esta é a ferramenta mais poderosa que podemos oferecer para as pessoas.

 

 

 

info_2

COMUNIDADE

Esse projeto não seria possível sem a colaboração de profissionais criativos talentosos, escolas, organizações e empresas que acreditam neste propósito. Muito obrigado a todos os nossos amigos e colaboradores!

Andréia Takeuchi

Beatriz Guarezi
Bruna Vettori
Camilla Ghisleni
Carolina Reich Corseuil
Daniela Anjos
Daniel Barcellos
Danka Umbert
Davi Escobar

Diana Martín

Diogo Pedro
Felipe Ourives
Gabriela Favero
Germana Lópes
Julia Faveri

Lese Pierre
Letícia Jorge
Lila Alves

Loic Wirth

Louise Luz
Lucas Marcondes
Lúcia Zilli
Luiza Zerlotti Demasi
Nathalia Takeuchi
Nestor Júnior
Paula Ma
Paula Plee

Rafaela Vieira
Romullo Baratto
Sabrina Gevaerd
Thiago Tipan
Tina Merz
Vanessa Neuber
Vitor Moraes
Vinícius Martins
Zé Alexandre Faria

EMPRESAS, ESCOLAS E ONGS

Amora
Black Buffalo Studio
Crua Design
Akomplice

Aesthetic

Bloco B
Estúdio Racle
O Sítio

Escola Guroo

Escola Sarapiquá
Neoway
Mútua

Lar Recanto do Carinho
Casa Darcy Vitória de Brito
Escola São José
Amocanto