Original Kids | Por que a arte?
21419
post-template-default,single,single-post,postid-21419,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive
 

Por que a arte?

 

 

“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”. A  primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”  Rubem Alves

 

Em um mundo que se transforma cada vez mais rápido e onde inovar é uma necessidade, a criatividade, a inteligência emocional e a capacidade de se reinventar são consideradas as habilidades mais importantes para os dias de hoje.

 

Assim como as ciências ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, as artes – aquelas, que na maioria das vezes não tem muita importância na escola – ajudam a desenvolver as capacidades criativas e emocionais. As artes nos ensinam a ver a beleza do mundo, nos trazem para o momento presente e nos ajudam a entender e expressar melhor a nossa perspectiva, assim como compreender a visão dos outros.

 

Pesquisas realizadas no mundo inteiro comprovam que as artes nos ajudam a desenvolver a curiosidade, o otimismo, o autoconhecimento, a empatia, a atitude inovadora e a confiança criativa – e estes são indicadores muito mais relevantes para o sucesso pessoal e profissional do que tirar boas notas em testes que medem o QI.  A arte nos permite enxergar que podemos criar e a recriar a nossa própria realidade expressando quem realmente somos – e esta é a ferramenta mais poderosa que podemos oferecer para as pessoas.

 

P1100268

203Comments

Leave a Comment